Pular para o conteúdo principal

ZGB Start: Skyrim Remaster roda em 4K nativo no PS4 Pro, mas há um preço para isso / Blizzard prepara fim de semana gratuito de Overwatch no PC e nos consoles

Skyrim Remaster roda em 4K nativo no PS4 Pro, mas há um preço para isso

Skyrim Remaster roda em 4K nativo no PS4 Pro, mas há um preço para isso
Um dos primeiros jogos a suportar 4K nativo no PS4 Pro é The Elder Scrolls 5: Skyrim Special Edition, a remasterização do emblemático RPG da Bethesda. O código para que o título rode no superconsole da Sony, aliás, já está incluso no disco (ou na versão digital), permitindo que os jogadores desbravem o mundo de fantasia medieval em 3840 x 2160 sem upscale.
Como sabemos, o PS4 Pro, graças à sua arquitetura mais robusta, consegue entregar um melhor anti-aliasing, isto é, uma correção de serrilhados de forma mais eficiente. Combinar esse aspecto com a resolução em UHD produz uma imagem muito, muito suave – e o preço disso é que a nitidez (sharpness) é sacrificada.
Ainda que o salto de resolução valha a pena para quem possui televisores 4K com HDR, alguns aspectos precisam ser observados. Como aponta o Digital Foundry no vídeo adiante, elementos como sombra, iluminação e artwork geral permanecem praticamente intactos com relação ao PS4 comum. Já com relação ao PC...

PC no ultra: ainda superior

Existe uma camada adicional em texturas, expressões faciais e riqueza de granitos, por exemplo, naqueles sutis detalhes que você observa ao aproximar a câmera da parede ou do chão. As draw-distances para objetos geométricos, no entanto, permanecem iguais no PS4 comum e no Pro.
O PC, por sua vez, consegue apresentar mais preenchimento à longa distância, desde rochas e árvores espalhadas pelo cenário até sinaleiros e aves que não se materializam no console da mesma forma.
Em suma, o salto na resolução, por vir embutido no código de programação do jogo, oferece aquele impacto visual de cara, de primeira, mas sacrifica um pouco a nitidez – ainda que esse detalhe passe despercebido por muitos usuários – e, no olhar clínico, também sacrifica outros preenchimentos. Os jogadores que curtirem o game numa TV que só faz 1080p verão o chamado “downsampling”, isto é, o game foi programado para o 4K nativo, mas sofre um “downgrade” para 1080p.
Skyrim Remaster roda em 4K nativo no PS4 Pro, mas há um preço para issoPC: ainda na frente
Traduzindo: considerando que Skyrim Special Edition já tem uma imagem limpa quando exibido num PS4 comum, o upgrade ao Pro não é tão dramático quanto em títulos que utilizam soluções anti-aliasing menos agressivas. É bom ter uma imagem suave, mas o preço que isso acompanha pode incomodar alguns, principalmente os “olheiros” de plantão.
A técnica provavelmente será aplicada a outros jogos futuramente. Também há o seguinte aspecto a ponderar: os desenvolvedores, com o tempo, vão dominar a arquitetura do PS4 Pro. Ao menos essa é a ideia. Dessa forma, sacrifícios não precisam ser feitos. Ainda assim, quem tem um televisor 4K com HDR vai se deliciar com o título da Bethesda.
Skyrim Special Edition está atualmente disponível para PlayStation 4 e Xbox One.
FONTE(S)

Blizzard prepara fim de semana gratuito de Overwatch no PC e nos consoles

Blizzard prepara fim de semana gratuito de Overwatch no PC e nos consoles
Disposta a conquistar o coração de ainda mais fãs, a Blizzard vai promover um novo fim de semana gratuito para Overwatch. Entre os dias 18 e 21 de novembro, qualquer pessoa com o PlayStation 4, o Xbox One ou um PC poderoso o bastante vai poder se aventurar nesse universo repleto de conflitos e personagens com características marcantes.
Durante esse período os jogadores vão ter acesso a todos os 22 heróis e 13 mapas já oferecidos pela desenvolvedora. Além disso, será possível participar de partidas rápidas, jogos customizados e do Weekly Brawl — quem decidir comprar o game após esse período pode ficar tranquilo, já que todo o processo obtido será mantido.
Vale notar que, para participar, é necessário ter uma conta Plus do PlayStation e ser um assinante do plano Live Gold na plataforma da Microsoft. Também é necessário ter uma conta ativa na Battle.net e pelo menos 12 GB livres no HD de seu console ou PC para aproveitar o que o FPS competitivo tem a oferecer.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead

Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead No último domingo, a Rockstar divulgou uma imagem que deixou muita gente imaginando que, em breve, teríamos algum anúncio relacionado à série Red Dead. E, pelo visto, quem apostava nisso pode começar uma contagem regressiva interna, pois uma nova pista surgiu na rede social. Como é possível ver na imagem que está na sequência, temos sete caubóis caminhando em um cenário com um pôr do Sol que seria visível em qualquer cenário de Velho Oeste. Sendo assim, resta aos fãs da série apenas aguardar um anúncio oficial da parte da Rockstar, e esse possivelmente será de um título inédito. Ver imagem no Twitter Rockstar Games

Análise do Mafia 3

Com glamour ameaçado, Mafia 3 se sustenta, mas esquece várias raízes Em primeiro lugar, e para dirimir eventuais dúvidas, preciso ser direto e reto: foi duro analisar Mafia 3. Não por causa do caráter técnico ou de outras ressalvas dissertadas nesta análise, mas sim porque sou ultrafã da franquia, da temática e do gênero, e sabemos que isso pode embaçar o julgamento. Sou fã de carteirinha de Mario Puzo, que assina “O Poderoso Chefão”, John Grisman, Joseph D. Stone (que concebeu o livro responsável por inspirar o filme “Donnie Brasco”) e outros autores do charmoso gênero mafioso, do qual, como bom ascendente italiano e degustador de massas, sou adepto. Eu estava sedento por Mafia 3. Mais do que estou por Final Fantasy XV, mais do que estive por Gears of War 4 e Uncharted 4, muito mais do que estou com os shooters da próxima safra,Titanfall 2Battlefield 1Call of Duty: Infinite Warfare e afins. Mafia 3 era, definitivamente, o jogo que eu mais aguardava este ano. Seis anos após o lançam…

ZGB Start: Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 / Nintendo Switch: novo console modular pode ser jogado em qualquer lugar

Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 O primeiro trailer de Red Dead Redemption 2 é real. Dois dias após prometer essa divulgação, a Rockstar publicou um material ainda escasso de informações, mas suficiente para mostrar, a todos nós, que a equipe de desenvolvimento dela faz o que bem quer com as gerações de consoles. O que vemos no vídeo adiante – rodando em tempo real, aparentemente – é um visual que explora os limites do PlayStation 4 e do Xbox One, seja em densidade de vegetação, em tamanho de mundo, em atmosfera spaghetti, em equalização entre luz e sombra, em fumaça, em partículas ou em água. Ou em o que você quiser. Por enquanto, esse primor técnico sobrepõe quaisquer outros elementos relacionados à história ou aos personagens. Ainda não se sabe, por exemplo, se o pistoleiro que monta no cavalo e sai em debandada junto a seis outros parceiros é John Marston em seus tempos áureos como um fora-da-lei. O primeiro Red Dead Redemption foi lançado e…