Pular para o conteúdo principal

ZGB Start: Memory Card: os lançamentos históricos da semana (11/11 a 17/11)


Memory Card: os lançamentos históricos da semana (11/11 a 17/11)

Memory Card: os lançamentos históricos da semana (11/11 a 17/11)
A coluna Memory Card da semana está no ar! Quem acompanha o TecMundo Games semanalmente já estava contando os dias: é agora que você fica sabendo quais são os jogos, desenvolvedores e empresas que estão fazendo aniversário nos próximos sete dias.
A seguir, você confere as datas e pequenas curiosidades a respeito de cada data — e, desta vez, há muita coisa que você provavelmente pegou na data de lançamento.
Publicidade

11 de novembro de 1993: o jogo de Alladin da Virgin Games é lançado no Mega Drive

A história de Alladin, a princesa Jasmine, o irreverente Gênio, o companheiro Abu e o malvado Jafar foi imortalizada na animação da Disney, mas o que ficou na memória de muita gente foi o jogo da Virgin Games para várias plataformas de SEGA e Nintendo, além do DOS. O protagonista podia saltar sobre bandidos e animais, tacar maçãs e balançar em bordas, vivendo altas aventuras nos telhados de Agrabah e até cavernas cheias de tesouros.

11 de novembro de 1999: Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes é lançado para o PlayStation

O primeiro jogo a levar o nome Marvel Vs. Capcom é, na verdade, o terceiro crossover entre personagens dessas séries. Nesse jogo, você podia atacar o adversario tanto com o principal quanto o assistente ao mesmo tempo por um temo limitado. Eram 15 personagens jogáveis e outros 20 como secundários. Ele já havia sido lançado para arcades e no Dreamcast antes de chgear ao console da Sony.

11 de novembro de 2006: o PlayStation 3 é oficialmente lançado no Japão

O PS3 teve as vendas iniciadas no Japão com algumas dificuldades. As vendas não foram exatamente ruins, mas o alto preço de produção da unidade e a biblioteca inicial reduzida fizeram a Sony lutar para competir com o Xbox 360. Com os anos, a fabricação barateou e grandes títulos surgiram, levando o console ao sucesso. Franquias como Uncharted e Infamous nasceram na geração e a PSN se tornou no mesmo ano a plataforma digital unificada do console.

12 de novembro de 2002: Resident Evil 0 é lançado para o GameCube

Por muito tempo um exclusivo da Nintendo, o jogo da Capcom sanou uma grande dúvida dos fãs da franquia: afinal, o que aconteceu com a equipe Bravo dos S.T.A.R.S., enviada para as florestas ao redor de Raccoon City antes do time de Jill, Chris e Wesker? O jogo trouxe um gameplay bastante original, com você controlando a jovem Rebecca Chambers e o fugitivo Billy Coen ao mesmo tempo, resolvendo o mistério de uma infecção em um trem e conspirações na alta cúpula da Umbrella.

12 de novembro de 2007: Super Mario Galaxy chega ao Ocidente para o Wii

O lançamento de um novo e original Super Mario sempre é um evento especial — e com este título não foi diferente. Sim, você ainda precisa salvar a princesa e impedir os planos de Bowser. Porém, as fases em forma de planetas, o uso de gravidade como fator de gameplay e os gráficos vivos e detalhados falam mais alto, deixando o título entre os favoritos até de quem jogou os mais antigos.

13 de novembro de 2001: o primeiro da série Tom Clancy's Ghost Recon é lançado para PC

Jogos como Wildlands, Future Soldier e Desert Siege não seriam possíveis sem o pioneiro. O primeiro Ghost Recon não é baseado em nenhum livro do escritor de livros de espionagem e tática militar, mas também coloca você no papel de um membro de um esquadrão especial dos EUA contra um ditador nacionalista que toma o controle da Rússia e nações vizinhas. Nesse FPS, dá para selecionar seis soldados por missão (com equipamentos diferenciados) para a sua equipe.

13 de novembro de 2007: o primeiro Assassin's Creed debuta no PS3 e Xbox 360

Uma das franquias mais estabelecidas na indústria atual — e que está virando até filme! — começou em 2007. A história do primeiro game traz Desmond Miles usando a máquina conhecida como Animus para visualizar e controlar o ambiente de um de seus antepassados. Na pele do assassino Altaïr Ibn-La'Ahad, você encara uma luta contra os Templários na região da Palestina durante a Terceira Cruzada. O jogo foi criticado por ser repetitivo nas missões, mas já mostrava um potencial incrível.

14 de novembro de 1996: olá, Lara Croft! O primeiro Tomb Raider chega ao PlayStation e MS-DOS

Depois do lançamento no Saturn, Tomb Raider chegou em mais duas plataformas, estabelecendo de vez a fama de Lara Croft no mundo dos games. A arqueóloga britânica sai pelo mundo em busca de tumbas a serem exploradas e artefatos místicos, encarando animais selvagens, cenários perigosos e alguns quebra-cabeças. O reboot feito há alguns anos revitalizou a série, mas muita gente de fato conheceu a série a partir dos três primeiros.

15 de novembro de 2001: o primeiro Xbox é lançado oficialmente nos EUA

Depois de três anos do primeiro protótipo, a Microsoft oficialmente entrou na briga dos consoles. A ação devolveu o país ao mercado de hardware depois de quase cinco anos sem fabricações de uma empresa local. Características atuais da marca estrearam nessa geração, como a Xbox LIVE (que já recebia vários elogios), as franquias exclusivas (Halo: Combat Evolved foi o título de lançamento) e o uso de um disco rígido interno para salvar conteúdos baixados.

16 de novembro de 1952: nasce Shigeru Miyamoto, criador de Mario, Zelda e muito mais

Se a gente for colocar o currículo inteiro desse senhor de 63 anos nascido em Kyoto, Japão, acabaria o espaço. Ele começou na Nintendo como aprendiz no departamento de planejamento e logo virou artista, trabalhando em títulos para arcade. Posteriormente, foi o grande responsável por criar Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Star Fox e muitas, muitas outras franquias. E fica a pergunta: tem como não se sentir cativado pelo sorriso de Miyamoto?

16 de novembro de 1993: a Sony Interactive Entertainment é fundada para se dedicar só a jogos

Você se lembra daquela logo amarela com laranja que aparecia na abertura do primeiro PlayStation? Aquele é o símbolo da SIE (antes SCE, ou Sony Computer Entertainment), a divisão da fabricante japonesa destinada a fabricar jogos e consoles. Criar um setor específico foi essencial para a Sony lançar o PlayStation, pouco mais de um ano depois. Filiais em outros continentes ampliaram os setores de pesquisa e desenvolvimento e a criação de jogos exclusivos.

17 de novembro de 2002: Metroid Prime dá uma nova cara para a franquia de Samus Aran no Game Cube

Um Metroid com perspectiva em primeira pessoa foi recebido com bastante ceticismo pelo público, mas qualquer sentimento negativo era eliminado nos primeiros instantes de jogo. A aventura de Samus Aran no planeta Talon IV, contaminado por uma substância misteriosa após a colisão de um meteoro, foi um sucesso de crítica e vendas. Duas sequências diretas foram geradas — e até hoje os fãs lamentam que a franquia em geral ande esquecida pela Nintendo.
Colunas anteriores:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Dia de Tomb Raider e com nova gameplay !

Análise de Cave Coaster

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead