ZGB Start: 5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

Por mais que alguém goste de jogos eletrônicos, é difícil imaginar quem tenha os games como único modo de entretenimento. Esportes, livros, filmes e séries se mostram alternativas viáveis que, além de proporcionar diversão, também nos ajudam a aprender mais sobre o mundo e a desenvolver interações sociais.
Felizmente, existem conteúdos que ajudam a conciliar partes diferentes de nossos gostos: caso dos filmes e documentários baseados em jogos eletrônicos. Neste artigo, reunimos um total de 10 produções disponíveis na Netflix que chamam a atenção por quesitos como qualidade de informação, história ou simplesmente pela galhofa.
Dividimos a seleção entre documentários e filmes, sendo que todos eles mantêm um elemento comum: a referência aos video games. Confira nossa seleção e aproveite para complementá-la (e comentá-la) em nossa seção de comentários.

Documentários

Indie Game: The Movie

Essencial para entender a importância dos jogos independentes na atualidade, o documentário acompanha as equipes responsáveis por Fez, Super Meat Boy e outros jogos durante seu processo de produção. Além de mostrar mais detalhes sobre a personalidade de desenvolvedores, o filme registra um momento de transição bastante importante para a indústria.
5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

Indie Game: Life After

Na sequência do filme anterior, vemos o que aconteceu com os desenvolvedores após o sucesso de seus games. Entre os assuntos abordados estão vendas (e dinheiro), o ódio online gerado a partir dos lançamentos e até mesmo polêmicas sobre a indústria japonesa atual.

Atari: Game Over

ET ficou marcado como o jogo que “destruiu” a geração Atari, sendo que a lenda conta que tantas unidades do cartucho foram produzidas que foi necessário enterrá-las em um aterro no México. O documentário investiga o que há de real e fictício nessa história ao mesmo tempo em que mostra que o chamado “Crash da Indústria” não aconteceu por causa de um único game.
5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

All Work All Play

Lançado em 2015, o documentário acompanha a rotina de equipes profissionais dos eSports durante a Intel Extreme Masters. Além de mostrar como acontecem as competições em si, o filme é uma boa maneira de descobrir como funcionam as rotinas de treinamento dos atletas virtuais e quais são os fatores que podem determinar a vitória ou derrota em um torneio.

Video Games: The Movie

Criado com a ajuda do Kickstarter, Video Games: The Movie é justamente o que seu nome dá a entender. Além de falar sobre a indústria e sua evolução, o documentário apresenta a opinião de desenvolvedores famosos e explora como jogos são feitos, vendidos e consumidos, explorando tanto o passado quanto o presente desse hobby que tanto amamos.

Filmes

Detona Ralph

A animação é uma verdadeira homenagem à era em que os arcades dominavam a cena dos jogos eletrônicos. O protagonista é Ralph (uma espécie de versão humana do primeiro Donkey Kong), que busca se reposicionar como herói em diversos estilos de games — durante o longa-metragem, vemos a aparição de rostos conhecidos como Bowser, Eggman, Pac-Man, M. Bison e outros.

Mortal Kombat

Um verdadeiro clássico das adaptações dos video games para o cinema, o primeiro Mortal Kombat tem grande valor nostálgico para os fãs da série. As atuações podem não ser das melhores (e os efeitos envelheceram mal), mas a transição da história e dos personagens é muito mais respeitosa que a vista em diversas produções posteriores.

Resident Evil

As adaptações de Resident Evil podem não seguir fielmente os rumos da série de games, mas conseguem capturar bem os momentos de ação e galhofa dos capítulos mais recentes. Só não espere encontrar aqui o terror que marcou os primeiros capítulos, elemento que surge de maneira bem discreta nos filmes — já quem preferir animações também encontra Resident Evil: Condenação para assistir no Netflix.

Halo 4: Foward Unto Dawn

Com 1h31 minutos de duração, o longa-metragem acompanha um cadete novato que luta para defender uma academia militar de ataques alienígenas. Misturando atores reais com elementos de animação 3D, o filme não é uma adaptação direta dos eventos da série, mas sim um complemento que ajuda a entender melhor seu universo.
5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

Prince of Persia: The Sands of Time

Adaptação que passou um tanto batida pelo público, Prince of Persia consegue um belo feito no que diz respeito a games que fizeram a transição para o cinema: ele não é totalmente horrível. Estrelado por Jake Gyllenhaal (que vai aparecer no filme de The Division), o título não chega a ser marcante, mas é uma boa diversão para uma tarde de tédio.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Dia de Tomb Raider e com nova gameplay !

Análise de Cave Coaster

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead