Pular para o conteúdo principal

ZGB Start: 5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

Por mais que alguém goste de jogos eletrônicos, é difícil imaginar quem tenha os games como único modo de entretenimento. Esportes, livros, filmes e séries se mostram alternativas viáveis que, além de proporcionar diversão, também nos ajudam a aprender mais sobre o mundo e a desenvolver interações sociais.
Felizmente, existem conteúdos que ajudam a conciliar partes diferentes de nossos gostos: caso dos filmes e documentários baseados em jogos eletrônicos. Neste artigo, reunimos um total de 10 produções disponíveis na Netflix que chamam a atenção por quesitos como qualidade de informação, história ou simplesmente pela galhofa.
Dividimos a seleção entre documentários e filmes, sendo que todos eles mantêm um elemento comum: a referência aos video games. Confira nossa seleção e aproveite para complementá-la (e comentá-la) em nossa seção de comentários.

Documentários

Indie Game: The Movie

Essencial para entender a importância dos jogos independentes na atualidade, o documentário acompanha as equipes responsáveis por Fez, Super Meat Boy e outros jogos durante seu processo de produção. Além de mostrar mais detalhes sobre a personalidade de desenvolvedores, o filme registra um momento de transição bastante importante para a indústria.
5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

Indie Game: Life After

Na sequência do filme anterior, vemos o que aconteceu com os desenvolvedores após o sucesso de seus games. Entre os assuntos abordados estão vendas (e dinheiro), o ódio online gerado a partir dos lançamentos e até mesmo polêmicas sobre a indústria japonesa atual.

Atari: Game Over

ET ficou marcado como o jogo que “destruiu” a geração Atari, sendo que a lenda conta que tantas unidades do cartucho foram produzidas que foi necessário enterrá-las em um aterro no México. O documentário investiga o que há de real e fictício nessa história ao mesmo tempo em que mostra que o chamado “Crash da Indústria” não aconteceu por causa de um único game.
5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

All Work All Play

Lançado em 2015, o documentário acompanha a rotina de equipes profissionais dos eSports durante a Intel Extreme Masters. Além de mostrar como acontecem as competições em si, o filme é uma boa maneira de descobrir como funcionam as rotinas de treinamento dos atletas virtuais e quais são os fatores que podem determinar a vitória ou derrota em um torneio.

Video Games: The Movie

Criado com a ajuda do Kickstarter, Video Games: The Movie é justamente o que seu nome dá a entender. Além de falar sobre a indústria e sua evolução, o documentário apresenta a opinião de desenvolvedores famosos e explora como jogos são feitos, vendidos e consumidos, explorando tanto o passado quanto o presente desse hobby que tanto amamos.

Filmes

Detona Ralph

A animação é uma verdadeira homenagem à era em que os arcades dominavam a cena dos jogos eletrônicos. O protagonista é Ralph (uma espécie de versão humana do primeiro Donkey Kong), que busca se reposicionar como herói em diversos estilos de games — durante o longa-metragem, vemos a aparição de rostos conhecidos como Bowser, Eggman, Pac-Man, M. Bison e outros.

Mortal Kombat

Um verdadeiro clássico das adaptações dos video games para o cinema, o primeiro Mortal Kombat tem grande valor nostálgico para os fãs da série. As atuações podem não ser das melhores (e os efeitos envelheceram mal), mas a transição da história e dos personagens é muito mais respeitosa que a vista em diversas produções posteriores.

Resident Evil

As adaptações de Resident Evil podem não seguir fielmente os rumos da série de games, mas conseguem capturar bem os momentos de ação e galhofa dos capítulos mais recentes. Só não espere encontrar aqui o terror que marcou os primeiros capítulos, elemento que surge de maneira bem discreta nos filmes — já quem preferir animações também encontra Resident Evil: Condenação para assistir no Netflix.

Halo 4: Foward Unto Dawn

Com 1h31 minutos de duração, o longa-metragem acompanha um cadete novato que luta para defender uma academia militar de ataques alienígenas. Misturando atores reais com elementos de animação 3D, o filme não é uma adaptação direta dos eventos da série, mas sim um complemento que ajuda a entender melhor seu universo.
5 filmes e documentários de games que você pode assistir agora no Netflix

Prince of Persia: The Sands of Time

Adaptação que passou um tanto batida pelo público, Prince of Persia consegue um belo feito no que diz respeito a games que fizeram a transição para o cinema: ele não é totalmente horrível. Estrelado por Jake Gyllenhaal (que vai aparecer no filme de The Division), o título não chega a ser marcante, mas é uma boa diversão para uma tarde de tédio.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead

Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead No último domingo, a Rockstar divulgou uma imagem que deixou muita gente imaginando que, em breve, teríamos algum anúncio relacionado à série Red Dead. E, pelo visto, quem apostava nisso pode começar uma contagem regressiva interna, pois uma nova pista surgiu na rede social. Como é possível ver na imagem que está na sequência, temos sete caubóis caminhando em um cenário com um pôr do Sol que seria visível em qualquer cenário de Velho Oeste. Sendo assim, resta aos fãs da série apenas aguardar um anúncio oficial da parte da Rockstar, e esse possivelmente será de um título inédito. Ver imagem no Twitter Rockstar Games

Análise do Mafia 3

Com glamour ameaçado, Mafia 3 se sustenta, mas esquece várias raízes Em primeiro lugar, e para dirimir eventuais dúvidas, preciso ser direto e reto: foi duro analisar Mafia 3. Não por causa do caráter técnico ou de outras ressalvas dissertadas nesta análise, mas sim porque sou ultrafã da franquia, da temática e do gênero, e sabemos que isso pode embaçar o julgamento. Sou fã de carteirinha de Mario Puzo, que assina “O Poderoso Chefão”, John Grisman, Joseph D. Stone (que concebeu o livro responsável por inspirar o filme “Donnie Brasco”) e outros autores do charmoso gênero mafioso, do qual, como bom ascendente italiano e degustador de massas, sou adepto. Eu estava sedento por Mafia 3. Mais do que estou por Final Fantasy XV, mais do que estive por Gears of War 4 e Uncharted 4, muito mais do que estou com os shooters da próxima safra,Titanfall 2Battlefield 1Call of Duty: Infinite Warfare e afins. Mafia 3 era, definitivamente, o jogo que eu mais aguardava este ano. Seis anos após o lançam…

ZGB Start: Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 / Nintendo Switch: novo console modular pode ser jogado em qualquer lugar

Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 O primeiro trailer de Red Dead Redemption 2 é real. Dois dias após prometer essa divulgação, a Rockstar publicou um material ainda escasso de informações, mas suficiente para mostrar, a todos nós, que a equipe de desenvolvimento dela faz o que bem quer com as gerações de consoles. O que vemos no vídeo adiante – rodando em tempo real, aparentemente – é um visual que explora os limites do PlayStation 4 e do Xbox One, seja em densidade de vegetação, em tamanho de mundo, em atmosfera spaghetti, em equalização entre luz e sombra, em fumaça, em partículas ou em água. Ou em o que você quiser. Por enquanto, esse primor técnico sobrepõe quaisquer outros elementos relacionados à história ou aos personagens. Ainda não se sabe, por exemplo, se o pistoleiro que monta no cavalo e sai em debandada junto a seis outros parceiros é John Marston em seus tempos áureos como um fora-da-lei. O primeiro Red Dead Redemption foi lançado e…