Pular para o conteúdo principal

ZGB Start: Coluna: vazamentos estão prejudicando o mundo dos games?

Coluna: vazamentos estão prejudicando o mundo dos games?

Aconteceu no último fim de semana: após a Sony anunciar um evento focado na linha PlayStation para o início de setembro, uma série de vazamentos revelou uma das surpresas preparadas pela empresa — o PlayStation 4 Slim. Apesar de a empresa não ter se pronunciado sobre o assunto, são grandes as probabilidades de que isso tenha gerado diversos problemas internos a ela.

Esse acontecimento é somente mais um episódio em uma longa história de conteúdos que são revelados antes da data programada graças a fontes internas e certa investigação jornalística. Aqui mesmo no TecMundo Games, não é difícil encontrar uma série de notícias relacionadas a materiais divulgados de forma não oficial que, em questão de poucas horas ou dias, se mostram reais.
Um fato é indiscutível: graças à internet, a cultura dos vazamentos está aí para ficar, independente das consequências. Mas será que isso é algo bom para o mundo dos games? Não estaríamos construindo um mundo sem surpresas e excitação sabendo tudo de antemão? Já adianto que minha resposta para ambas a pergunta é um “não” bastante direto — vamos agora para os argumentos.

Vazamentos são fruto do trabalho jornalístico

Como jornalista, é difícil ver algo de essencialmente errado na divulgação de vazamentos e rumores — a não ser, claro, que eles sejam fruto de um roubo ou outra atividade ilegal. De minha parte, consigo ver tanto o interesse público (quanto o ganho profissional) em divulgar com exclusividade novidades sobre um game interessante ou curioso.
O PlayStation 4 Slim vazado
Obviamente, isso não é algo que agrada nenhuma empresa: afinal, a divulgação preliminar de informações é capaz de destruir mensagens de marketing milimetricamente construídas de forma a gerar a maior excitação possível no público. No entanto, acredito que o público — verdadeira preocupação do meio jornalístico — dificilmente é prejudicado pela divulgação preliminar de alguma informação.
Qual diferença faz saber sobre um novo game da série Assassin’s Creed por imagens divulgadas por fontes internas do que pelos vídeos bem produzidos da Ubisoft? O conteúdo da informação se mantém o mesmo, sendo que a diferença acaba sendo somente a qualidade das fotografias divulgadas ou a ausência de uma ou outra informação.
Admito: certos vazamentos podem acabar estragando a experiência para algumas pessoas: afinal, na ânsia de saber mais sobre algum jogo, podemos entrar em contato sem querer com detalhes da história que não gostaríamos de saber, por exemplo. No entanto, esse é um problema menor e que pode ser corrigido facilmente por profissionais atentos: basta usar um aviso de “spoilers”, por exemplo.
Assassin's Creed é uma série marcada pelos sucessos vazamentos de informações
Também é preciso prestar atenção à apuração de notícias, para não cair em “armadilhas” como as que surgiram durante o lançamento de Pokémon X & Y. Se aproveitando da curiosidade do público, algumas pessoas fizeram circular montagens das supostas criaturas presentes no título, o que enganou muitos veículos jornalísticos — algo que prova o cuidado que devemos ter ao selecionar as informações que divulgamos.
Outra vantagem da existência de vazamentos e rumores é o fato de eles permitirem estabelecer uma comunicação com o público mais livre do que o normal. Em um mundo controlado por assessorias de imprensa e divisões de marketing, acaba sendo libertador conseguir falar sobre algum jogo com a liberdade de fugir um pouco das limitações impostas por acordos de não divulgação, por exemplo.
A vontade de voltar aos tempos em que “tínhamos surpresas” me parece mero saudosismo de quem cresceu acostumado às limitações impostas pelas antigas revistas mensais de video game. Para o bem e para o mal, o ambiente atual da internet é marcado pela rapidez das informações, o que obriga adaptações tanto por parte do público quanto pelos produtores de jogos e jornalistas envolvidos.

O lado das empresas

É compreensível que muitas empresas não estejam contentes com o vazamento de informações de seus futuros lançamentos. Afinal, após investir um bom tempo (e uma quantidade generosa de dinheiro) em um plano de marketing, não deve ser nada agradável ver o fruto de seu trabalho “vazado” por um jornalista.
O vazamento do mapa de GTA V ajudou a criar expectativas para o game
Muitas empresas do ramo costumam tomar atitudes energéticas contra essas atitudes: a Bethesda, por exemplo, é conhecida por ter uma “lista negra” dos meios que divulgam informações de maneira considerada desagradável por ela. A mesma prática já foi adotada por nomes como Konami e Ubisoft, com graus variados de intensidade que variam desde deixar de enviar cópias de review até banir o acesso de jornalistas ou veículos a qualquer informação oficial.
Vazamentos podem tanto ajudar quanto prejudicar uma companhia do meio — enquanto a divulgação antecipada do mapa de um novo GTA pode aumentar as expectativas sobre o título, uma imagem de baixa qualidade do início de produção de um game independente pode marcá-lo para sempre no público como “aquele jogo meio feio”.
Em minha visão, companhias que participam desse mercado devem encarar vazamentos e os jornalistas responsáveis por eles não como “inimigos”, mas sim como riscos em potencial. Em uma área que envolve muito interesse externo, é de se supor a hipótese de que não é possível proteger todas as informações sobre um projeto.
Muitos se aproveitam da internet para realizar vazamentos falsos
Não estou defendendo que empresas não defendam suas propriedades ou desistam de manter segredo sobre elas. O que estou dizendo que é todos devem reconhecer que vazamentos são “parte do jogo” e que tentar atacar jornalistas pela divulgação antecipada de informações é lidar de maneira errada com esse tipo de ocorrido.
Mesmo que informações sobre um game tenham surgido antes do esperado, isso não significa que vivemos em um ambiente “sem surpresas” ou excitação. Feito de forma inteligente, o processo de divulgação de um projeto pode se aproveitar de informações divulgadas anteriormente para engajar a comunidade de fãs e, a partir da reação deles, modificar elementos ou realizar aprimoramentos que melhoram o resultado final de um trabalho.

Um assunto delicado

A maneira como rumores são divulgados deve continuar sendo alvo de discussões, até mesmo para assegurar a integridade jornalística de um veículo. De nada adianta publicar rumores de fontes pouco confiáveis ou sabendo que elas não têm base na realidade — afinal, experiências passadas já provaram que isso costuma se voltar de maneira brutal contra quem divulgou os dados falsos.
Nem mesmo Pokémon está isenta da divulgação antecipada de informações
No entanto, acreditar que um futuro sem vazamentos seria benéfico ao público é no mínimo inocente. Acreditar que as mensagens divulgadas por meios oficiais não têm outro intuito senão passar a melhor visão possível de um produto é no mínimo inocente, e só ajuda a alimentar a conhecida “indústria do hype”.
Não fosse pelo trabalho jornalístico (que vai muito além de divulgar rumores), sem dúvida teríamos a presença de mais surpresas em eventos como a E3 e a Gamescom. Em compensação, continuaríamos tendo que esperar por esses acontecimentos para descobrir informações sobre projetos de destaque e seríamos obrigados a conviver somente com dados sobre games que dão a entender que eles são muito mais atraentes que a realidade.
E você, acredita que vazamentos e rumores são uma parte essencial para a indústria dos jogos ou prefere voltar aos tempos em que empresas conseguiam divulgar cuidadosamente suas surpresas? 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead

Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead No último domingo, a Rockstar divulgou uma imagem que deixou muita gente imaginando que, em breve, teríamos algum anúncio relacionado à série Red Dead. E, pelo visto, quem apostava nisso pode começar uma contagem regressiva interna, pois uma nova pista surgiu na rede social. Como é possível ver na imagem que está na sequência, temos sete caubóis caminhando em um cenário com um pôr do Sol que seria visível em qualquer cenário de Velho Oeste. Sendo assim, resta aos fãs da série apenas aguardar um anúncio oficial da parte da Rockstar, e esse possivelmente será de um título inédito. Ver imagem no Twitter Rockstar Games

Análise do Mafia 3

Com glamour ameaçado, Mafia 3 se sustenta, mas esquece várias raízes Em primeiro lugar, e para dirimir eventuais dúvidas, preciso ser direto e reto: foi duro analisar Mafia 3. Não por causa do caráter técnico ou de outras ressalvas dissertadas nesta análise, mas sim porque sou ultrafã da franquia, da temática e do gênero, e sabemos que isso pode embaçar o julgamento. Sou fã de carteirinha de Mario Puzo, que assina “O Poderoso Chefão”, John Grisman, Joseph D. Stone (que concebeu o livro responsável por inspirar o filme “Donnie Brasco”) e outros autores do charmoso gênero mafioso, do qual, como bom ascendente italiano e degustador de massas, sou adepto. Eu estava sedento por Mafia 3. Mais do que estou por Final Fantasy XV, mais do que estive por Gears of War 4 e Uncharted 4, muito mais do que estou com os shooters da próxima safra,Titanfall 2Battlefield 1Call of Duty: Infinite Warfare e afins. Mafia 3 era, definitivamente, o jogo que eu mais aguardava este ano. Seis anos após o lançam…

ZGB Start: Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 / Nintendo Switch: novo console modular pode ser jogado em qualquer lugar

Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 O primeiro trailer de Red Dead Redemption 2 é real. Dois dias após prometer essa divulgação, a Rockstar publicou um material ainda escasso de informações, mas suficiente para mostrar, a todos nós, que a equipe de desenvolvimento dela faz o que bem quer com as gerações de consoles. O que vemos no vídeo adiante – rodando em tempo real, aparentemente – é um visual que explora os limites do PlayStation 4 e do Xbox One, seja em densidade de vegetação, em tamanho de mundo, em atmosfera spaghetti, em equalização entre luz e sombra, em fumaça, em partículas ou em água. Ou em o que você quiser. Por enquanto, esse primor técnico sobrepõe quaisquer outros elementos relacionados à história ou aos personagens. Ainda não se sabe, por exemplo, se o pistoleiro que monta no cavalo e sai em debandada junto a seis outros parceiros é John Marston em seus tempos áureos como um fora-da-lei. O primeiro Red Dead Redemption foi lançado e…