ZGB Start: Xbox 360 não será mais produzido / Revelados os planos da Sony para o PlayStation 4K / The Technomancer - Gameplay Trailer / Mafia III ganha data de lançamento.../ No Man's Sky impressiona neste novo vídeo

Xbox 360 não será mais produzido

Mas a Microsoft continuará oferecendo suporte.
O legado do Xbox 360 chegou ao fim. A Microsoft confirmou hoje que não vai mais fabricar novas unidades do console. As unidades existentes continuarão à venda nas lojas até que esgotem. O mesmo vale para os seus acessórios.
O console completou em Novembro de 2015 o seu décimo aniversário, no entanto, a Microsoft assegura que os serviços do console, como o Xbox Live, continuarão ativos, bem como o suporte de hardware para unidades com defeito.
Além disso, vale lembrar que os jogos do Xbox 360 podem ser jogados no Xbox One através da retrocompatibilidade.
Nas próximas semanas a Microsoft promete revelar os seus planos para o futuro do Xbox One e os jogos do Windows 10.
aXbox 360 não será mais produzido

Revelados os planos da Sony para o PlayStation 4K - codinome Neo

As informações são genuínas - tudo o que você precisa saber.
Desde que foi mencionado uma melhoria para o PlayStation 4 pelo Kotaku, e depoisconfirmada, todos querem saber as especificações. Ainda não temos certeza quanto ao motivo da Sony querer uma melhoria no meio de uma geração do seu console de incrível sucesso, mas agora temos algo mais firme sobre as melhorias possíveis, cortesia do Giant Bomb .
Até o momento, a exposição do PlayStation 4K na comunidade de desenvolvimento era limitada. Temos pequenos detalhes que aguardavam fontes adicionais antes de publicarmos, mas os eventos nos ultrapassaram - a Sony está falando com os programadores sobre isto e o Giant Bomb nos passou a perna, temos acesso aos mesmos documentos. Não existem dúvidas - isto é real. Teremos um novo e mais poderoso PS4.
Não sabemos quando será lançado, mas os protótipos estão sendo entregues aos estúdios agora. Um kit de teste, dentro de uma carcaça não finalizada - que a Sony pede aos estúdios para não revelar, seguirá depois. Um kit de teste de segunda geração, ainda não finalizado, será entregue em Junho. A sony fará apresentações mais intensas sobre o Neo no DevCon em Maio, enquanto a submissão de código para jogos compatíveis com o Neo começa em Agosto.
Mas e as especificações? Já falamos anteriormente sobre 3 possibilidades - um PS4 Slim com o atual processador e suporte para 4K, uma versão melhorada do atual, e um console muito superior que leva as coisas mais além. A realidade? O novo console - cujo nome código é Neo - é essencialmente um híbrido dos conceitos 2 e 3 e mais poderoso do que esperava. Tendo em conta as limitações financeiras e tecnológicas inerentes ao design de um novo console em parceria com a AMD, é basicamente melhor do que o esperado. A informações confirmam:
ps4
Base PS4PS4K NeoBoost
CPU8 núcleos Jaguar rodando a 1.6GHz8 núcleos Jaguar rodando a 2.1GHz1.3x
GPU18 unidades computacionais Radeon GCN a 800MHz36 'unidades computacionais GCN 'reforçadas' a 911MHz2.3x FLOPs
Memory8GB GDDR5 a 176GB/s8GB GDDR5 a 218GB/s24% a mais de largura de banda, 512MB de memória utilizável
Vamos olhar para as três principais melhorias:
CPU: Teremos uma melhoria na CPU mas os núcleos em si não mudaram nada - apenas rodando numa velocidade superior - um aumento de 31%. Tal como no modelo atual, um núcleo e uma fatia temporária de outro está reservado para o sistema operacional.
Memória: Ainda teremos 8GB de GDDR5, com um aumento de 24% na largura de banda. O atual console usa módulos de memória a 5.5gbps. Matemática básica sugere que a Sony puxou isto para os mesmos módulos de 7.0gbps que vemos nas placas gráficas de topo como a GTX 980 e a GTX 980 Ti. O aumento não é muito grande e ainda terá que ter em conta a utilização da CPU (compartilham a mesma interface), e a largura de banda não se adapta lá muito bem ao referido aumento na GPU - que é enorme.
GPU: O aspecto mais entusiasmante. O número de unidades computacionais sobe de 18 para 36, e a velocidade do relógio vai de 800MHz para 911MHz - mais 14%. Um aumento geral de 2.3x em FLOPs. A questão é qual a tecnologia que está sendo usada? A AMD criou processadores para os dois consoles da atual geração com recurso de componentes mais velhos nos quais desativou algumas unidades computacionais. O Xbox One ficou com a Radeon HD 7790, enquanto o PlayStation 4 ficou com uma mais capaz e semi-personalizada Radeon HD 7870. O que é interessante é que 36 unidades computacionais não encaixam confortavelmente nas existentes GPUs AMD. Isso sugere que a Sony e a AMD foram mais longe, que estão usando a tecnologia Polaris.
Trinta e seis unidades computacionais com um canal de memória 256-bits parece muito similar às especificações adiantadas para as duas novas placas gráficas Radeon em desenvolvimento, com nome código Polaris 10. A AMD não revelou informações oficiais mas os entusiastas reuniram as especificações ao isolar a identificação de equipamento Polaris 10 de uma submissão Linus Kernel, depois comparou com um benchmark Sisoft. Curiosamente, este teste Polaris foi executado com uma velocidade de relógio a 800MHz e memória GDDR5 a 6gbps - algo inferior sobre as supostas especificações do PS4. Poderá ser devido ao silício de pré-produção, mas também pode ser uma simulação para uma variante laptop do processador, onde uma menor velocidade do relógio é um pré-requisito.
Talvez em breve as coisas fiquem mais claras mas neste momento, as probabilidades sugerem que o PS4K terá a nova tecnologia gráfica da AMD. A Sony menciona uma 'melhorada AMD GCN' nos dando duas alternativas - a Polaris, com 36 unidades computacionais, ou a mais antiga Tonga, com apenas 32. Os documentos mencionam novas instruções GPU exclusivas do Neo, que suportam a ideia de uma arquitetura mais moderna. No entanto, temos que salientar que a Sony não refere especificamente tecnologia 14nm ou Polaris.
A nossa preocupação é que as APIs de baixo nível do PS4 possam não ser compatíveis com a nova arquitetura, significando problemas ao rodar jogos mais antigos, mas não parece ser um problema. As melhorias na eficiência presentes na Polaris poderiam gerar ainda mais ganhos na performance. Esperamos ver melhorias acumulativas na compactação de memória, o que ajudaria a tirar mais da restrita interface 256-bit GDDR5. Segundo sabemos, não existiam tais tecnologias no PS4 original.

Como dois PlayStations vão coexistir: Modos Base e Neo

A Sony parece reconhecer a necessidade de integrar dois modelos do PS4 no mercado ao mesmo tempo - internamente referidos como Base e Neo. Não existirão jogos exclusivos do Neo, todos terão que rodar nos dois, e nada sugere modos VR exclusivos do Neo. Os programadores estão proibidos de criar funcionalidades de jogos exclusivos do Neo, e as melhorias serão na performance e gráficos. Os jogadores de ambos estarão ligados ao mesmo ecossistema, significando que vão competir online nos dois modelos. A interface e PSN será idêntica.
A questão é o que é possível com um equipamento melhor. A necessidade de apoiar o atual PS4 coloca um teto na experiência que os programadores podem oferecer - todo o desenvolvimento multi é definido pelo denominador mais fraco, e é raro ver um estúdio dedicar grandes recursos a uma pequena minoria.
Segundo os documentos da Sony, existe um foco na entrega de jogos a 4K, mas é provável que a resolução seja convertida para UHD. Donos de telas a 1080p também vão ter benefícios, alguns deles são:
  • Frames superiores
  • Frames mais estáveis
  • Maior fidelidade gráfica
  • Funcionalidades gráficas adicionais

O que não estará no PlayStation 4K/Neo

Uma vez que nada é referido nestes documentos quanto à introdução de melhores cores e HDR, não temos a confirmação se estará no novo modelo ou se não é prioridade para a Sony. Também não existe indicação que o console ostente qualquer funcionalidade presente na caixa externa do PlayStation VR. Além disso, os documentos referem que o disco rígido será o mesmo, e não são mencionadas mudanças no drive Blu-ray.
Muitos presumiram que A sony iria aproveitar a oportunidade para introduzir suporte para o novo padrão UHD 4K, com apoio para discos de 50GB, 66GB e 100GB. Por hora, parece que os programadores terão que se manter com 50GB de espaço.

Quando é que o PlayStation 4K/Neo será lançado?

Os programadores vão poder introduzir suporte para o Neo nos seus jogos existentes do PS4 em Setembro, mas somente em Outubro teremos jogos para os dois. A sony não disse aos estúdios quando é que a unidade é lançada e diz que é perfeitamente aceitável que sejam lançados jogos compatíveis com o Neo antes da chegada do console.
Tudo sugere que correrá numa tecnologia de 14nm e os pedidos vão subir no final do ano. A AMD irá lançar uma nova tecnologia gráfica nessa época, enquanto os pedidos dos fabricantes de smartphones também será intenso. Talvez a Sony não consiga satisfazer a procura e possa atrasar o console. Apenas sabemos que segundo estes documentos, o equipamento protótipo será recolhido em Janeiro, substituído por unidades produzidas em série. Isto geralmente acontece no momento do lançamento ou depois.
O calendário está mais claro agora, mas ainda existem incertezas. Esperava um novo PS4 em 2017, mas parece que poderá chegar no final do ano. A mesma época do lançamento do PS VR - algo que não é ideal. Talvez um lançamento em Março de 2017 seja mais provável, mas a existência de um novo console irá dissuadir as pessoas de investirem no atual. Mesmo com estas informações do Neo, continuo sem entender o motivo disso, especialmente tendo em conta o sucesso do atual modelo. Esperamos que tudo se torne mais claro na E3.

The Technomancer - Gameplay Trailer

Focus Home Interactive mostra seis minutos de jogo.

Mafia III ganha data de lançamento e chega em outubro

Assista também ao novo trailer.
Hoje um novo trailer de Mafia III foi revelado e junto com ele também foi informado a data de lançamento. Segundo revelado no final do vídeo, Mafia III estará disponível para Xbox One, PC e PlayStation 4 no dia 7 de outubro.
Este novo vídeo mostra de forma altamente cinematográfica, o que nos espera neste novo jogo da 2K Games, que será um dos lançamentos de maior perfil para a segunda metade de 2016.
Veja o trailer:

No Man's Sky impressiona neste novo vídeo. Confira!

Demo revela como funciona a exploração.
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