Pular para o conteúdo principal

ZGB Start: Estudo descobre que cérebro de gamers funciona diferente do normal

Estudo descobre que cérebro de gamers funciona diferente do normal

Estudo descobre que cérebro de gamers funciona diferente do normal

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Utah, dos Estados Unidos, monitorou 186 garotos sul-coreanos e mostrou que o cérebro de jogadores compulsivos de video game apresentam diferenças consideráveis quando comparados às massas encefálicas de quem não joga. E a boa notícia: essas alterações não são todas negativas.
Para realizar o estudo, os cientistas entraram em contato com garotos sul-coreanos que buscaram ajuda médica para tratar a compulsão com games. Muito comum na Coreia do Sul, esse problema afeta jovens de todas as idades que chegam a ocupar praticamente todo o tempo disponível jogando, inclusive comprometendo refeições, horário de sono e outros contatos sociais no mundo real.

Diferenças consideráveis

Dos garotos avaliados, 106 sofriam da desordem e outros 80 eram considerados “saudáveis” nesse quesito. Imagens de seus cérebros feitas por ressonância magnética foram comparadas e revelaram informações importantes quando as áreas em atividade durante o repouso dos participantes foram analisadas.
O estudo, publicado na Addiction Biology, mostrou que as ressonâncias dos garotos obcecados por video game apresentavam uma atividade muito maior entre diversos pares de redes neurais. Isso pode ter um lado negativo, como a falta de concentração e um controle de impulsos fraco, mas significa uma melhor reação a novas informações.

Jogar demais: bom e ruim ao mesmo tempo

O autor da pesquisa, o professor de neurorradiologia dr. Jeffrey Anderson, disse em uma publicação da universidade que “a maioria das diferenças que vemos podem ser consideradas benéficas. Porém, essas mudanças boas podem ser inseparáveis dos problemas que vêm com elas”.
Essa hiperconectividade cerebral causada pelo excesso de video game traz uma série de benefícios, como maior coordenação entre as redes que processam visão e audição, uma maior habilidade em direcionar a atenção a um alvo e reconhecer novas informações sobre o ambiente.

O exagero continua sendo preocupante

O lado ruim, como não poderia deixar de existir, pode ser associado ao aumento de distração, diminuição do controle de impulsos – inclusive violentos – e algumas diferenças nessa conectividade cerebral podem ser observadas em pessoas com esquizofrenia, Síndrome de Down e autismo.
Ainda assim, continua pouco claro os danos que o excesso de video game pode causar, desde problemas de relacionamento social até alterações profundas no cérebro e, por consequência, no comportamento de quem sofre desse desvio.
FONTES
IMAGENS
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead

Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead No último domingo, a Rockstar divulgou uma imagem que deixou muita gente imaginando que, em breve, teríamos algum anúncio relacionado à série Red Dead. E, pelo visto, quem apostava nisso pode começar uma contagem regressiva interna, pois uma nova pista surgiu na rede social. Como é possível ver na imagem que está na sequência, temos sete caubóis caminhando em um cenário com um pôr do Sol que seria visível em qualquer cenário de Velho Oeste. Sendo assim, resta aos fãs da série apenas aguardar um anúncio oficial da parte da Rockstar, e esse possivelmente será de um título inédito. Ver imagem no Twitter Rockstar Games

Análise do Mafia 3

Com glamour ameaçado, Mafia 3 se sustenta, mas esquece várias raízes Em primeiro lugar, e para dirimir eventuais dúvidas, preciso ser direto e reto: foi duro analisar Mafia 3. Não por causa do caráter técnico ou de outras ressalvas dissertadas nesta análise, mas sim porque sou ultrafã da franquia, da temática e do gênero, e sabemos que isso pode embaçar o julgamento. Sou fã de carteirinha de Mario Puzo, que assina “O Poderoso Chefão”, John Grisman, Joseph D. Stone (que concebeu o livro responsável por inspirar o filme “Donnie Brasco”) e outros autores do charmoso gênero mafioso, do qual, como bom ascendente italiano e degustador de massas, sou adepto. Eu estava sedento por Mafia 3. Mais do que estou por Final Fantasy XV, mais do que estive por Gears of War 4 e Uncharted 4, muito mais do que estou com os shooters da próxima safra,Titanfall 2Battlefield 1Call of Duty: Infinite Warfare e afins. Mafia 3 era, definitivamente, o jogo que eu mais aguardava este ano. Seis anos após o lançam…

ZGB Start: Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 / Nintendo Switch: novo console modular pode ser jogado em qualquer lugar

Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 O primeiro trailer de Red Dead Redemption 2 é real. Dois dias após prometer essa divulgação, a Rockstar publicou um material ainda escasso de informações, mas suficiente para mostrar, a todos nós, que a equipe de desenvolvimento dela faz o que bem quer com as gerações de consoles. O que vemos no vídeo adiante – rodando em tempo real, aparentemente – é um visual que explora os limites do PlayStation 4 e do Xbox One, seja em densidade de vegetação, em tamanho de mundo, em atmosfera spaghetti, em equalização entre luz e sombra, em fumaça, em partículas ou em água. Ou em o que você quiser. Por enquanto, esse primor técnico sobrepõe quaisquer outros elementos relacionados à história ou aos personagens. Ainda não se sabe, por exemplo, se o pistoleiro que monta no cavalo e sai em debandada junto a seis outros parceiros é John Marston em seus tempos áureos como um fora-da-lei. O primeiro Red Dead Redemption foi lançado e…