Pular para o conteúdo principal

ZGB Start: Vendas de jogos digitais crescem, enquanto os físicos continuam diminuindo / ALERTA ! BUG no Steam expôe senhas, emails e cartões dos usuários

Vendas de jogos digitais crescem, enquanto os físicos continuam diminuindo

Vendas de jogos digitais crescem, enquanto os físicos continuam diminuindo

O crescimento do mercado de jogos digitais era só uma questão de tempo. Trata-se de um formato mais barato e, sem dúvida alguma, mais acessível, uma vez que está disponível 24 horas para qualquer um comprar, de qualquer lugar do mundo. De acordo com dados apurados e revelados pelo The New York Times, os games digitais dispararam e, agora, ameaçam verdadeiramente os físicos – e isso envolve empregos, naturalmente.
Uma série de fatores contribui para esse cenário, segundo o veículo norte-americano. A transição desse formato de vendas para os consoles, por exemplo, é um processo muito mais lento do que no PC, plataforma que raramente ganha cópias físicas. Os arquivos grandes e a demora no download são alguns dos fatores que ainda desanimam o consumidor a adquirir jogos digitais, mas isso está mudando.
A velocidade da internet aumentou substancialmente em escala mundial – ainda que, no Brasil, esse panorama seja delicado –, e os discos rígidos que acompanham os consoles vêm com muito espaço, pelo menos 500 GB. Sem falar naquilo que já foi citado no início desta notícia: uma loja aberta 24 horas aos consumidores.

O inevitável chegou

Evan Wilson, analista que segue a indústria de games para a empresa Pacific Crest Industries, disse que “o inevitável se tornou inevitável” ao jornal nova-iorquino. “Parece que o inevitável está se tornando o inevitável. E este período de férias é aquele que parece receber o maior impacto”, pontuou.
A EA, por exemplo, disse que, atualmente, cerca de 20% de seus jogos são comprados digitalmente, em comparação com os 10% a 15% do ano passado. Para outras publishers, o número pode ser de 25% ou mais. Ainda não supera as mídias físicas, mas começa a ameaçá-las pra valer.
O Grupo NPD, uma empresa de pesquisa que monitora vendas de lojas nos EUA, mostrou um declínio de 7% na comercialização de jogos físicos em novembro. A GameStop, maior rede de varejo especializada em games daquele país, teve ganhos decepcionantes no período até o dia 31 de outubro, com fracas vendas em hardware e software. Só agora, mais ao fim do ano (e início da temporada de férias), a rede enxergou uma sutil melhora.
Michael Pachter, figura carimbada da indústria de video games, disse que “está claro que o download digital se torna um melhor negócio”.
Vendas de jogos digitais crescem, enquanto os físicos continuam diminuindo
Algumas empresas se adaptam melhor que outras diante deste novo ambiente. Sony, Microsoft e até mesmo Nintendo oferecem praticamente todo o seu catálogo online e fazem promoções que acompanham o mercado. Xbox LIVE e PSN, por exemplo, oferecem as “Holiday Sales” religiosamente, e as ofertas são realmente boas, jamais forçadas.
“Muitas pessoas acham mais fácil comprar online. Tudo fica aberto 24 horas por dia”, opinou Eric Lempel, vice-presidente sênior de marketing da divisão de games norte-americana da Sony.
Compartilhe conosco sua reflexão na seção destinada aos comentários logo abaixo: as mídias físicas podem acabar em função do crescimento exponencial do mercado digital?
FONTES
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead

Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead No último domingo, a Rockstar divulgou uma imagem que deixou muita gente imaginando que, em breve, teríamos algum anúncio relacionado à série Red Dead. E, pelo visto, quem apostava nisso pode começar uma contagem regressiva interna, pois uma nova pista surgiu na rede social. Como é possível ver na imagem que está na sequência, temos sete caubóis caminhando em um cenário com um pôr do Sol que seria visível em qualquer cenário de Velho Oeste. Sendo assim, resta aos fãs da série apenas aguardar um anúncio oficial da parte da Rockstar, e esse possivelmente será de um título inédito. Ver imagem no Twitter Rockstar Games

Análise do Mafia 3

Com glamour ameaçado, Mafia 3 se sustenta, mas esquece várias raízes Em primeiro lugar, e para dirimir eventuais dúvidas, preciso ser direto e reto: foi duro analisar Mafia 3. Não por causa do caráter técnico ou de outras ressalvas dissertadas nesta análise, mas sim porque sou ultrafã da franquia, da temática e do gênero, e sabemos que isso pode embaçar o julgamento. Sou fã de carteirinha de Mario Puzo, que assina “O Poderoso Chefão”, John Grisman, Joseph D. Stone (que concebeu o livro responsável por inspirar o filme “Donnie Brasco”) e outros autores do charmoso gênero mafioso, do qual, como bom ascendente italiano e degustador de massas, sou adepto. Eu estava sedento por Mafia 3. Mais do que estou por Final Fantasy XV, mais do que estive por Gears of War 4 e Uncharted 4, muito mais do que estou com os shooters da próxima safra,Titanfall 2Battlefield 1Call of Duty: Infinite Warfare e afins. Mafia 3 era, definitivamente, o jogo que eu mais aguardava este ano. Seis anos após o lançam…

ZGB Start: Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 / Nintendo Switch: novo console modular pode ser jogado em qualquer lugar

Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 O primeiro trailer de Red Dead Redemption 2 é real. Dois dias após prometer essa divulgação, a Rockstar publicou um material ainda escasso de informações, mas suficiente para mostrar, a todos nós, que a equipe de desenvolvimento dela faz o que bem quer com as gerações de consoles. O que vemos no vídeo adiante – rodando em tempo real, aparentemente – é um visual que explora os limites do PlayStation 4 e do Xbox One, seja em densidade de vegetação, em tamanho de mundo, em atmosfera spaghetti, em equalização entre luz e sombra, em fumaça, em partículas ou em água. Ou em o que você quiser. Por enquanto, esse primor técnico sobrepõe quaisquer outros elementos relacionados à história ou aos personagens. Ainda não se sabe, por exemplo, se o pistoleiro que monta no cavalo e sai em debandada junto a seis outros parceiros é John Marston em seus tempos áureos como um fora-da-lei. O primeiro Red Dead Redemption foi lançado e…