Pular para o conteúdo principal

ZGB Start: A indústria de games se despede de Satoru Iwata e muito mais.

A indústria de games se despede de Satoru Iwata

A indústria de games se despede de Satoru Iwata

Satoru Iwata foi certamente uma das maiores figuras no mundo dos games por muitos anos. Assim, não se mostrou nenhuma surpresa que, desde sua morte, a internet foi simplesmente inundada com mensagens de despedida. Tivemos, inclusive, declarações de alguns dos principais funcionários da companhia, como Shigeru Miyamoto e Satoru Shibata.
Quem pensou que a história acabava por aí está bastante enganado. Isso porque, juntando-se aos fãs do CEO e da Big N, dezenas de outras figuras na indústria – entre desenvolvedores indies, empresas e figurões de outras companhias – vieram dar sua palavra em respeito.
“Eu sempre admirei seus comentários pessoais, fáceis de entender sobre jogos em desenvolvimento em seu Nintendo Direct”, declarou Shuhei Yoshida, presidente da Sony. “Ele foi uma inspiração como líder de uma das mais influentes companhias da indústria de jogos, que costumava fazer games ele mesmo e sempre foi um gamer”, disse ele.
Yoshida continua: “Eu sempre respeitei os jogos da Nintendo, como eles são super acessíveis e polidos para todos jogarem e aproveitarem, e eu compreendo que Iwata-san foi um dos indivíduos-chave que mantiveram esse alto padrão de qualidade através de todos os títulos da Nintendo. Eu apenas desejo que ele descanse em paz. Obrigado por todo o seu trabalho para uma indústria de games melhor.”
É claro que o chefe da divisão do Xbox na Microsoft não ficou quieto sobre o assunto. “Quando eu entrei na ‘indústria’ e aprendi o que significava construir jogos, crescer franquias e realmente virar parte da indústria é que eu entendi o porquê de a Nintendo ser especial”, comentou Phil Spencer.
Para ele, a famosa frase de Iwata é algo que ele usa diariamente ao tomar decisões para a empresa. “A Nintendo definiu excelência, longevidade e autoconfiança em sua própria visão. Nas vezes em que me encontrei com Iwata-san eu sempre levei embora alguém que acreditava no ‘porquê’ por trás dos games e plataformas que eles construíram. Eu acho que isso nasceu do fato de que ele era um gamer de coração”, terminou.
Já para Peter Molyneux, Satoru Iwata foi um “verdadeiro visionário”. “Sob sua tutela a Nintendo produziu possivelmente os mais disruptivos sistemas que nós jamais vimos, o Wii e DS provaram que ser corajosos e com visão do futuro pode levar ao grande sucesso. Ele foi e vai permanecer um dos pilares que fazem esta indústria tão incrível. Sentiremos sua falta intensamente”, disse o fundador da 22Cans.

A Nintendo se despede

O próprio quartel-general nipônico da Nintendo, por sua vez, fez seu tributo à perda: como a imagem do tweet abaixo mostra bem, a empresa baixou as bandeiras do prédio.
任天堂本社前です。岩田社長が亡くなられたということで半旗が掲げられていました。マスコミの姿も無く、ひっそりとしています。改めてご冥福をお祈りいたします。
A indústria de games se despede de Satoru IwataA indústria de games se despede de Satoru Iwata
A indústria de games se despede de Satoru Iwata
Por falar novamente na Big N, outro figurão a dar suas palavras foi ninguém menos do que Reggie Fils-Aime, chefão da Nintendo of America e parte do trio de executivos mais famosos da empresa. Confira a declaração abaixo:
“Sr. Iwata se foi, mas vão se passar anos antes de seu impacto tanto na Nintendo e na indústria de videogames como um todo seja totalmente apreciada. Ele era um líder forte para nossa companhia, e seus atributos eram claros para quase todo o mundo: inteligência, criatividade, curiosidade e senso de humor. Mas para aqueles de nós afortunados o suficiente para trabalhar de perto com ele, o que será lembrado mais será sua orientação e, especialmente, sua amizade. Ele foi um homem maravilhoso. Ele sempre nos desafiou a seguir em frente... A tentar o novo... A derrubar paradigmas – e acima de tudo, para engajar, animar e encarecer nossos fãs. Esse trabalho vai continuar ininterrupto.”
O adeus da indústria
Nas redes sociais, não faltaram pessoas para seus tributos. Para começar, temos nada menos do que uma das maiores concorrentes da Nintendo, em uma singela mensagem:
Thank you for everything, Mr. Iwata.
Mortal Kombat X segue sem previsão no PS3 e no Xbox 360
Mortal Kombat X segue sem previsão no PS3 e no Xbox 360
Os donos de PS3 e Xbox 360 não sabem até quando vão ter que esperar para poder botar as mãos em Mortal Kombat X, a menos que eles comprem um console da nova geração. Já estamos em julho e até agora nada da Warner Bros. dar uma previsão mais exata do título de luta nos aparelhos da geração anterior.
Em função desse silêncio, diversas revendas oficiais mundo afora alteraram a data de lançamento estimada para o final deste ano. O pessoal da Game Informer entrou em contato com a empresa e ela respondeu que “não tem nada a comentar a não ser o que já foi dito”.
Tudo o que se sabe é que a adaptação para os antecessores do PS4 e do Xbox One está a cargo da High Voltage Software e tinha previsão original para este inverno. Está certo que a estação ainda não terminou, mas é estranho a Warner não ter dito mais nada a respeito de Mortal Kombat X no PS3 e no Xbox 360, não é mesmo?
Por enquanto, o game está disponível apenas para PlayStation 4, Xbox One e PC.
FONTES
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead

Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead No último domingo, a Rockstar divulgou uma imagem que deixou muita gente imaginando que, em breve, teríamos algum anúncio relacionado à série Red Dead. E, pelo visto, quem apostava nisso pode começar uma contagem regressiva interna, pois uma nova pista surgiu na rede social. Como é possível ver na imagem que está na sequência, temos sete caubóis caminhando em um cenário com um pôr do Sol que seria visível em qualquer cenário de Velho Oeste. Sendo assim, resta aos fãs da série apenas aguardar um anúncio oficial da parte da Rockstar, e esse possivelmente será de um título inédito. Ver imagem no Twitter Rockstar Games

Análise do Mafia 3

Com glamour ameaçado, Mafia 3 se sustenta, mas esquece várias raízes Em primeiro lugar, e para dirimir eventuais dúvidas, preciso ser direto e reto: foi duro analisar Mafia 3. Não por causa do caráter técnico ou de outras ressalvas dissertadas nesta análise, mas sim porque sou ultrafã da franquia, da temática e do gênero, e sabemos que isso pode embaçar o julgamento. Sou fã de carteirinha de Mario Puzo, que assina “O Poderoso Chefão”, John Grisman, Joseph D. Stone (que concebeu o livro responsável por inspirar o filme “Donnie Brasco”) e outros autores do charmoso gênero mafioso, do qual, como bom ascendente italiano e degustador de massas, sou adepto. Eu estava sedento por Mafia 3. Mais do que estou por Final Fantasy XV, mais do que estive por Gears of War 4 e Uncharted 4, muito mais do que estou com os shooters da próxima safra,Titanfall 2Battlefield 1Call of Duty: Infinite Warfare e afins. Mafia 3 era, definitivamente, o jogo que eu mais aguardava este ano. Seis anos após o lançam…

ZGB Start: Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 / Nintendo Switch: novo console modular pode ser jogado em qualquer lugar

Rockstar mostra ápice do primor técnico em trailer de Red Dead Redemption 2 O primeiro trailer de Red Dead Redemption 2 é real. Dois dias após prometer essa divulgação, a Rockstar publicou um material ainda escasso de informações, mas suficiente para mostrar, a todos nós, que a equipe de desenvolvimento dela faz o que bem quer com as gerações de consoles. O que vemos no vídeo adiante – rodando em tempo real, aparentemente – é um visual que explora os limites do PlayStation 4 e do Xbox One, seja em densidade de vegetação, em tamanho de mundo, em atmosfera spaghetti, em equalização entre luz e sombra, em fumaça, em partículas ou em água. Ou em o que você quiser. Por enquanto, esse primor técnico sobrepõe quaisquer outros elementos relacionados à história ou aos personagens. Ainda não se sabe, por exemplo, se o pistoleiro que monta no cavalo e sai em debandada junto a seis outros parceiros é John Marston em seus tempos áureos como um fora-da-lei. O primeiro Red Dead Redemption foi lançado e…