ZGB Start: 5 curiosidades sobre a série FIFA que você precisa conhecer

5 curiosidades sobre a série FIFA que você precisa conhecer

Já é certo que um novo jogo da série de futebol da EA Sports chega às lojas em meados de setembro de cada ano — e a história não vai ser diferente no próximo capítulo dessa saga, o título FIFA 16.
O jogo marca não só atualizações na engine e nos times, mas também a presença do futebol feminino e o provável retorno das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro.
Entretanto, já são mais de duas décadas de evolução nos gramados virtuais e, como acontece em toda franquia duradoura, são várias as curiosidades e bizarrices que envolvem os jogos. Abaixo, você conhece algumas delas. 

1. Pontapé inicial

5 curiosidades sobre a série FIFA que você precisa conhecer
Pouca gente pode ter jogado, mas vale a pena relembrar. O primeiro jogo da franquia foi FIFA International Soccer, que estreou no Mega Drive em 1993 e chegou mais tarde para várias outras plataformas. Só 49 times eram jogáveis e todos eram seleções, mas os nomes dos jogadores eram fictícios e eles só tinham um modelo de corpo e rosto (alguns mudavam o tom da pele). Esse ainda foi o primeiro game de futebol com visão isométrica, que simula um campo 3D em um ambiente de duas dimensões. A partir daí, um novo título começou a ser lançado por ano.

2. Virou a casaca

5 curiosidades sobre a série FIFA que você precisa conhecer
Um dos melhores do mundo na atualidade, o craque argentino Lionel Messi, do Barcelona, trocou a Konami pela EA Sports em 2011 — e essa mudança foi tão significativa quanto uma transferência de clube. Ele era garoto-propaganda do Pro Evolution Soccer e deixou a empresa quando Cristiano Ronaldo assumiu seu lugar na caixa do PES 2012. Messi começou posando para a capa de Fifa Street e é o craque da série principal desde 2013, às vezes acompanhado de outros atletas nas versões regionais. Já o português também perdeu o posto, agora para o brasileiro Neymar.

3. Vicia mais que Facebook

As partidas de FIFA duram em média 10 ou 15 minutos, mas tem gente que não consegue jogar só uma por vez. Em 2014, jogadores de FIFA passavam mais tempo jogando o game do que no Facebook. A média de usuários é de 46 minutos passados ao todo na rede social e 57 minutos com o futebol virtual. Fica a dúvida: será que a proporção se manteve em 2015?

4. Futebol indoor

5 curiosidades sobre a série FIFA que você precisa conhecer
Um dos destaques de FIFA 16 é a presença de seleções do futebol feminino, uma das maiores revoluções que a franquia já sofreu. Porém, os jogos da EA Sports vivem passando por “experimentos”: você sabia que a série já teve futebol indoor, por exemplo? O modo em que a bola rola em lugares fechados só existiu nos FIFA 97 e 98 e mistura o estilo do futsal com o do futebol suíço. São menos jogadores em campo, paredes que excluem arremessos da lateral ou escanteios (sim, ela bate e volta!) e um ritmo bem mais alucinante e cheio de gols.

5. O botão da discórdia

5 curiosidades sobre a série FIFA que você precisa conhecer
FIFA 2001 é considerado um dos mais violentos de toda a série. Sabe o motivo? Para começar, o botão R1 (no PlayStation) tinha uma função bem maluca se você estivesse defendendo. Ao pressioná-lo, seu jogador fazia uma falta extremamente violenta, que normalmente resultava em cartão vermelho direto – recurso para machucar o jogador adversário ou desestabilizá-lo psicologicamente. Quando você estava atacando, o R1 fazia uma simulação de falta, com o atleta mergulhando no chão até em lances sem a bola. Às vezes, o juiz caía no teatro e marcava até pênalti. Pena que não fizeram um botão para reclamar da arbitragem...
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ZGB Start: Dia de Tomb Raider e com nova gameplay !

Análise de Cave Coaster

ZGB Start: Cadê o anúncio? Imagem inédita praticamente confirma novidade de Red Dead