ZGB Start: Pré-conferência para a E3 Bethesda

Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva

Domingo, 13 de junho de 2015, 15h30. Um sol escaldante, que beira os 30 graus Celsius e faz mais de mil pessoas suarem numa fila homérica em Los Angeles, nos EUA. Uma fila que, em qualquer outra circunstância hollywoodiana, seria justificada pela presença de alguma supercelebridade ou uma acirrada partida de basquete, esporte típico da Terra do Tio Sam. Mas não: era a pré-conferência da Bethesda para a E3 2015.
A ocasião foi oportuna porque marcou a estreia da publisher na categoria. Célebre pela devoção dos fãs, a empresa se portou de forma madura, objetiva e generosa em seu primeiro pronunciamento antes da E3, algo que tipicamente ocorre com as ditas “gigantes”, a exemplo de Microsoft, Electronic Arts, Ubisoft e Sony. Essas empresas anualmente sediam seus anúncios em grandes auditórios de Los Angeles para apresentar as novidades, que são posteriormente destrinchadas na feira.
Desta vez, no entanto, a gigante por sua própria natureza foi a Bethesda, que resguarda poucos títulos em seu portfólio, mas épicos o suficiente para fazer os fãs marejarem. Assim eles ficaram com as generosas demonstrações de apenas quatro jogos: Doom, que faz um tributo aos entusiastas, Dishonored 2, que deve seguir a cartilha bem-sucedida do primeiro, Battlecry, proposta multiplayer fast-paced, e o colossal Fallout 4, que responde por si só.
E3, Bethesda
Sem falar nos coadjuvantes mobile Fallout Shelter, já disponível para iOS, e The Elder Scrolls Legends, título que entra na onda dos jogos de cartas. Ah, por último e não menos importante: Dishonored Definitive Edition, remasterização do game original para a nova geração. Ou seja, que banquete, hein, Bethesda?

Filas de 4 horas sob o sol mostram devoção dos fãs

As filas se separaram em duas categorias: os que já estavam credenciados (e portanto só precisariam retirar o ticket conforme a organização liberava) e os não credenciados, que ganharam a chance de encarar uma fila homérica sob o escaldante sol de Los Angeles, aqui nos EUA, onde o verão está começando. Tudo isso com as duas possibilidades: conseguir entrar ou não. O calor é especialmente rigoroso na Califórnia, mas o tempo de espera dos fãs nessas condições, ainda que com a incerteza em mente, parecia não ser empecilho algum.
Como nós só tínhamos uma credencial, nos embrenhamos na fila com quase quatro horas de antecedência – e quando chegamos ela já estava enorme. Pessoas ligadas à indústria circulam à vontade entre rostos e figurinos esquisitos que andam pela calçada da fama da Hollywood Boulevard, um dos cartões-postais da Cidade dos Anjos.
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva
Deu certo. Estamos em três: Bruno Micali, redator, Eduardo Karasinski, editor de vídeos, e o apresentador Guilherme Dias, que faz sua primeira E3 e constata que esse burburinho todo é, de fato, real. Este texto, aliás, nasce de um consenso e um conglomerado de ideias e impressões entre Dias e Micali.
Ao entrarmos no Dolby Theatre, lugar que também serve de palco à entrega anual do Oscar, vimos estátuas de franquias da Bethesda, como Fallout e Doom, e um sistema absolutamente organizado, com canais de comunicação setorizados e uma logística que funcionou muito bem. Quase todos os assentos do auditório estavam ocupados, entre imprensa e público.
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva
Em sua primeira pré-conferência para a E3, Bethesda é generosa e objetiva

Postura madura e objetiva

Conforme mencionado, a Bethesda está ciente das franquias que tem e realizou uma apresentação segura, sem necessariamente trazer coisas que ninguém esperava, mas com maestria na execução.
Isso porque, com exceção de Dishonored 2 e das propostas mobile, todos os jogos tiveram extensos trechos de gameplay, com materiais que certamente saciaram as principais curiosidades dos jogadores com relação a jogabilidade e detalhes do enredo.
Tudo funcionou da maneira como qualquer publisher grande sonha. As telas não tiveram imprevistos, e o som envolveu os espectadores na medida certa, muito graças à ótima acústica do Dolby Theatre. A ordem das apresentações foi a seguinte:
  • Doom, com gameplay;
  • BattleCry, com gameplay;
  • Dishonored 2, apenas cinemática;
  • Dishonored: Definitive Edition (remaster para a nova geração);
  • The Elder Scrolls Online: Tamriel Edition, com gameplay (já lançado);
  • The Elder Scrolls Legends, com rápido gameplay;
  • Fallout Shelter, com gameplay;
  • Fallout 4, com MUITO gameplay.
Tudo isso condensado em uma hora e 30 minutos, com pouca margem para muitas dúvidas e uma cereja noBOLO ao final: Fallout 4 chega já este ano.
Postura madura e objetiva  Conforme mencionado, a Bethesda está ciente das franquias que tem e realizou uma apresentação segura, sem necessariamente trazer coisas que ninguém esperava, mas com maestria na execução.  Isso porque, com exceção de Dishonored 2 e das propostas mobile, todos os jogos tiveram extensos trechos de gameplay, com materiais que certamente saciaram as principais curiosidades dos jogadores com relação a jogabilidade e detalhes do enredo.  Tudo funcionou da maneira como qualquer publisher grande sonha. As telas não tiveram imprevistos, e o som envolveu os espectadores na medida certa, muito graças à ótima acústica do Dolby Theatre. A ordem das apresentações foi a seguinte:  Doom, com gameplay; BattleCry, com gameplay; Dishonored 2, apenas cinemática; Dishonored: Definitive Edition (remaster para a nova geração); The Elder Scrolls Online: Tamriel Edition, com gameplay (já lançado); The Elder Scrolls Legends, com rápido gameplay; Fallout Shelter, com gameplay; Fallout 4, com MUITO gameplay. Tudo isso condensado em uma hora e 30 minutos, com pouca margem para muitas dúvidas e uma cereja no BOLO ao final: Fallout 4 chega já este ano.    Fallout 4: lançamento em novembro e desenvolvimento desde 2009  Todd Howard, diretor de jogos na Bethesda e velho conhecido da indústria, subiu ao palco para destrinchar meia hora de um generoso gameplay de Fallout 4 e contou que o game está em desenvolvimento desde 2009, logo após o término de Fallout 3.  “Começamos a escrever Fallout 4 logo após o término de Fallout 3, em 2009. (...) Já deixamos vocês esperando tempo demais. Agradecemos a todos pela paciência, não falamos nada ao longo desses anos e não queremos deixar vocês esperando mais. Estou feliz em anunciar que Fallout 4 será lançado em 11/10/2015”, concluiu o executivo.  E assim a Bethesda inaugurou uma pré-conferência para a E3: com o pé direito. Certamente é a primeira de muitas. Não deixe de acompanhar outros detalhes da nossa cobertura completa da E3 2015.  IMAGENSBaixaki Jogos

Fallout 4: lançamento em novembro e desenvolvimento desde 2009

Todd Howard, diretor de jogos na Bethesda e velho conhecido da indústria, subiu ao palco para destrinchar meia hora de um generoso gameplay de Fallout 4 e contou que o game está em desenvolvimento desde 2009, logo após o término de Fallout 3.
“Começamos a escrever Fallout 4 logo após o término de Fallout 3, em 2009. (...) Já deixamos vocês esperando tempo demais. Agradecemos a todos pela paciência, não falamos nada ao longo desses anos e não queremos deixar vocês esperando mais. Estou feliz em anunciar que Fallout 4 será lançado em 11/10/2015”, concluiu o executivo.
E assim a Bethesda inaugurou uma pré-conferência para a E3: com o pé direito. Certamente é a primeira de muitas. Não deixe de acompanhar outros detalhes da nossa cobertura completa da E3 2015.
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